Autoridade, liderança e gestão

Em alguns lugares, apesar de terem significados bastante diferentes, são usadas como sinonimos. Acredito que a diferença entre os três conceitos seja muito importante, e o entendimento dessas diferenças interfere positivamente na qualidade dos tomadores de decisão.

Normalmente se usaria “gestores” ou “lideres”, mas vou utilizar “tomadores de decisão”, para evitar confusão com os termos discutidos.

Autoridade

Principalmente pelo uso politico, a palavra autoridade vem sempre ligada a ditadura e tem um significado percebido como ruim no geral. Autoridades podem vir de uma hierarquia de fato, ou de um quesito técnico. Chamamos de figuras de autoridade, por exemplo, cientistas que possuem mais conhecimento do que qualquer outra pessoa em determinado campo. Basicamente, autoridades são quem tomam decisões, quem definem as visões, quem tem a ultima palavra, sobre um determinado assunto.

Liderança

Tido como a solução “bala de prata” para os problemas das organições modernas, a liderança tem mais a ver com relacionamentos e a capacidade de convencimento e consenso entre um grupo. Um lider não precisa ser o melhor tecnicamente dentro do seu grupo, e nem precisa necessáriamente ser bom. Diferente da autoridade, a liderança é “dada” pelas pessoas ao redor. É um reconhecimento, muitas vezes, até mesmo não percebido, onde as pessoas procuram um determinado indivíduo com relação as questões, perguntas e dificuldades, confiando que essa pessoa poderá ajudar.

Gestão

Autoridade e liderança são modos diferentes de imprimir e buscar uma visão, são relacionados a “o que” e “como”. Já a gestão é mais voltada a informação e controle. Na gestão, o papel é informar a equipe e garantir que estão seguindo em direção a visão, estão indo em direção ao objetivo. É possível avaliar se esse caminho traz os resultados esperados, e está de acordo com um cronograma, se a conclusão vai ser posśível ou até mesmo viavel, etc.

Conclusão

Em diferentes medidas, os três conceitos juntos compõe um tomador de decisões efetivo. Dentro de um time, é muito comum a diferença de opiniões, a confusão de objetivos e as vezes até a falta de comprometimento dos envolvidos. Pessoas são diferentes, tem vidas fora do trabalho, tem mal humor e problemas. Nesses momentos, é crucial um bom lider, que consiga unir e direcionar a equipe criando uma unidade, que trabalha de maneira uniforme para atingir um objetivo. Utilizar metodos e tecnicas mais voltadas para as pessoas pode surtir um grande efeito, “humanizar” a equipe traz grandes resultados quando cada individuo é percebido como tal, e não como um objeto substituível.

Já em outros momentos, é necessário uma autoridade, alguem que realmente assuma a responsabilidade sobre a decisão e faça acontecer. Isso é especialmente necessário quando uma diferença de visão existe dentro da equipe e não foi possivel chegar a um consenso. Um lider pode ceder se enfrentado por uma equipe de personalidade, mesmo sabendo que a decisão não é a melhor. O que pode acontecer tambem quando esse tomador de decisões é novo no grupo ou na organização, e prefere não ser combativo, tentando evitar um mal-estar logo de cara. A falta de alguém que tome as redeas pode prejudicar tambem no longo prazo, já que uma equipe sem direção tende a não experimentar e se arriscar, e acaba se degradando com o tempo.

Como sendo mais uma ferramenta para as outras duas partes, a gestão entra como o suporte as decisões, inclusive sobre qual abordagem usar e em qual momento.

Por Pedro Fornaza

Desenvolvedor de software há mais de 10 anos. Formado em Sistemas de Informação. Empreśario. Trabalha principalmente com CRM e projetos Web.