Qualidade de software

O que é qualidade de software? Podemos perguntar para muitas pessoas e teremos uma infinidade de respostas diferentes. Pode ser desde uma tela “bonita e com ótima usabilidade” quando um código “organizado e manutenível”. Qualidade é um conceito relativo e normalmente definido pelos times de desenvolvimento o que é considerado de qualidade ou não dentro dos seus contextos particulares.

Porém, uma questão muito importante a se perguntar é se temos qualidade de mais. A busca infinita pelo melhor código, ou melhor aplicação pode culminar em um resultado muito ruim: desenvolvedores que escrevem software para desenvolvedores.

É indiscutível que um código precisa ser legível e ser o mais facil possivel de se manter, portanto, realmente escrevemos código para programadores. Porém, muitas vezes, acaba se tornando um circulo vicioso, e inconscientemente a busca passa a ser não mais um código de qualidade, mas um código que impressione quem ler. Passamos a ser movidos pela vaidade.

O resultado é uma base de código cada vez mais abstraída, extremamente genérica, com muito mais camadas que o necessário e uma série de otimizações prematuras. No final das contas, acabamos por isolar o objetivo do projeto. Esquecemos do cliente. Geramos uma degradação do projeto por completo. Temos código tecnicamente impecável que não resolve o problema.

Nas dicussões de desenvolvedores, é comum a analogia de que somos artesãos. O que se esquece na analogia é de que o artesão, por mais único que seja seu trabalho, nunca esquece da utilidade do mesmo. Se não resolve um problema, não serve de nada.

Nosso objetivo é desenvolver soluções, automatizar processos e não resolver um problema criando outro. Qualidade é importante, mas só até onde não prejudica a evolução.

Por Pedro Fornaza

Desenvolvedor de software há mais de 10 anos. Formado em Sistemas de Informação. Empreśario. Trabalha principalmente com CRM e projetos Web.